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Os 7 Pecados Capitais de uma Startup


Você já deve ter ouvido falar dos 7 pecados capitais, certo? Orgulho, ambição, luxúria, inveja, gula, fúria e preguiça. Será que os mesmos são aplicados a uma empresa? Mais especificamente, à uma Startup? No papel de empreendedor, participei direta e indiretamente de alguns “pecados”, assim como observo comportamentos padrões ao longo de minha vivência. No texto de hoje vamos falar um pouco sobre.

1) Luxúria Lógico, você deve prestar atenção aos seus concorrentes. Só não deixe que essa atenção se transforme em luxúria. Você correrá riscos de estar sempre alterando a sua campanha de Marketing ou adicionando novas features em seu produto sem necessidade. Lembre-se que sua empresa pode estar em estágio diferente de maturidade. Para equilibrar esse pecado, a palavra é “paciência”. Entenda quem você é melhore com o tempo. Não busque resolver todos seus problemas em uma tacada.

2) Gula Não tente fazer tudo. Isso é impossível. Especialmente em Startups, descubra algo onde seja verdadeiramente bom, desenvolva um MVP e busque meios para escalar em seu mercado. A dica aqui é “foco”, ou seja, para qual resultado você está atirando? Você pode até errar, mas, sem um objetivo claro você realmente não terá grandes chances.

3) Ganância Não perca de vista por que você começou sua empresa. Mantenha o foco no problema. Pense cuidadosamente na escala. Isso vale para aumentos demasiados na contratação de funcionários ou número de funcionalidades de um produto. “Moderação” é o comportamento de equilíbrio.

4) Preguiça Ouça por vezes e mais vezes seu cliente. Treine seu time para que estes alcancem os resultados esperados. Repita o quanto for necessário até todos entender. Coloque “força no trabalho” e dedique tempo para ter domínio total do tópico em questão (mercado, produto, concorrência, time, etc).

5) Ira Não entre em brigas bobas. Não perca tempo “batendo boca” com a concorrência via Redes Sociais. Empregue seu tempo e energia em ações mais produtivas. A dica aqui é “empatia”. Parecer fechado pode distanciá-lo de seus clientes e dos problemas que eles estão tentando resolver.

6) Inveja Comparar-se com os outros pode facilmente se transformar em inveja. Ter um senso de urgência e foco é útil e necessário, mas a luxúria é destrutiva. Pode levar a decisões precipitadas (geralmente em reação ao que outra pessoa fez) e atalhos. Seja "forte”. Evite a tentação de seguir o caminho mais fácil.

7) Orgulho O sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão. É tentador assumir o crédito pelas “vitórias” e culpar o mercado ou a concorrência pelos “fracassos”. Tenha “humildade” para entender a crítica construtiva, busque feedback de outras pessoas e saiba admitir quando errar.

Concorda ou discorda dos pontos acima? Gostaria de acrescentar mais alguns tópicos? Eu adoraria ouvi-los.


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