Quantas "Startups de IA" vão sobreviver ao ano de 2025?
- Antonio Vieira
- 30 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Em um mercado de altíssimo investimento e de grandes incertezas, a única certeza é que a grande parte vai ficar pelo caminho.
Para “fazer” IA, é preciso chips caros, que vivem em servidores caros, que precisam ser mantidos resfriados para funcionar corretamente . A coisa toda vive em um prédio (um datacenter - sim, toda "nuvem" termina em prédio real), que consome quantidades absurdas de eletricidade.
E ainda fica pior...
As receitas de IA provavelmente continuarão limitadas por muitos anos. As limitações de infraestrutura de energia levarão anos para serem superadas.
Mão de obra qualificada para operar a infraestrutura? Escassa e cara.
Quando o mercado perceber que as receitas estão muito distantes ou podem nunca se materializar, é a provável hora de se despedir da sua "Startup de IA" favorita...
Em um mercado de "all in", é absolutamente improvável que esse infinidade de Startups sobreviva por anos... Inclusive ir além de 2025.
A combinação acima nos leva a um caminho claro: a grande maioria dessas Startups serão absorvidas pelas gigantes (Microsoft, Google, Meta, etc).
Inclusive é a aposta de muitos empreendedores e fundos de VCs. Isso explicaria a injeção de $$$ aparentemente irracional nas "Startups de IA".
Você tem uma "Startup de IA" favorita?
Consegue descrever alguma que vai sobreviver em longo prazo?