
Uma startup early stage está no meio de fazer sua primeira contratação. Quando o CEO entrou em contato, ele me disse que esta é uma grande decisão que pode ser difícil de reverter e está entrando em contato com investidores, consultores e afins para entender todas as coisas sobre as quais ele deveria estar pensando.
Em meio a isso tudo, pergunta o CEO, quais perguntas ele deverá fazer para maximizar suas chances de acerto?
Como descobrimos nossa cultura? Como definir a cultura de algo ainda em gestação? E como podemos ter certeza de que alguém se encaixa sem ser muito estreito e limitar a diversidade de pensamento?
No momento, a cultura é apenas você (os fundadores). O que é importante para você? O que caracteriza seu estilo de trabalho agora? Como você está tomando decisões difíceis? Decida as 3-5 principais coisas que são importantes para você agora. O candidato precisa se alinhar com todas essas características. E em todos os outros lugares é onde a diversidade pode entrar.
Quais são as coisas gerais que eu deveria saber sobre isso?
Certifique-se de saber para o que está contratando.
Reserve alguns minutos e pergunte-se *especificamente* o que essa pessoa fará, quais resultados ela precisará obter e em que prazo e quais qualidades ela precisa para eliminar isso do parque. Não copie uma descrição de trabalho de engenharia de software do Google (“apenas para iniciar a pesquisa…”), sua função é específica e exclusiva de sua cultura e do estágio e necessidades específicos da empresa.
Não comprometa coisas críticas. Seja aberto em tudo o mais.
Você não precisa que eles sejam A+ em todos os aspectos - apenas aqueles que são críticos para a cultura da empresa e para a função. Você tem recursos limitados e precisa de resultados descomunais.
Sobre a rotação na comunicação.
A comunicação deve ser fácil e intuitiva. Você não precisa concordar sempre, mas pode dissecar argumentos de forma eficaz, entender onde você difere e chegar na mesma página. A velocidade é a sua vantagem número 1 como uma startup e uma comunicação fantástica é o óleo que lubrificará a máquina de construção da sua empresa.
A demissão é uma vantagem competitiva.
Ninguém - literalmente ninguém - gosta de demitir outra pessoa. Por mais que eles estejam errados para o papel e por mais que cheguem a algum lugar que se encaixe melhor, é um trabalho terrível, terrível.
E…
como acontece com muitas coisas em startups em estágio inicial (e na vida?), essas decisões suadas são normalmente o que separa você da multidão.
A verdade é que contratar é muito, muito difícil.
A maioria dos gerentes e executivos experientes não o faz bem - não porque seja ruim, mas simplesmente porque é difícil. É uma das muitas decisões que uma pessoa (e especialmente um fundador) enfrenta quando é forçada a prever o futuro com base nas informações limitadas dos dias atuais. Você errará algumas vezes e aprenderá com cada contratação.