
É cada vez mais comum que as empresas concentrem os anúncios de vagas através do Linkedin. Para posições específicas, ocorre também o fato de que o Recrutador nem divulga a vaga na ferramenta, mas, somente faz buscas direcionadas ao perfil (as famosas “buscas ativas”).
Dito isso, aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo o LinkedIn na busca por um emprego:
1. Complete seu perfil: Certifique-se de que seu perfil está atualizado e inclua informações sobre suas habilidades, experiência profissional e educação. Inclua uma foto profissional e faça um resumo de sua carreira que destaque suas realizações e objetivos futuros.
2. Conecte-se com outros profissionais: Conectar-se com outros profissionais em sua área de interesse pode ajudá-lo a encontrar oportunidades de emprego e ampliar sua rede.
3. Participe de grupos relevantes: Participe de grupos relevantes para sua área de interesse e contribua com informações valiosas. Isso pode ajudá-lo a se destacar e estabelecer relacionamentos com outros profissionais em sua área.
4. Aplique para vagas relevantes: Use a ferramenta de busca de empregos no LinkedIn para encontrar vagas relevantes para sua carreira e aplique para aquelas nas quais você se encaixa.
5. Mantenha seu perfil atualizado: Certifique-se de que suas informações de perfil estão sempre atualizadas e adicione novos projetos e realizações à medida que eles acontecem.
6. Solicite recomendações: Peça recomendações a colegas de trabalho, superiores e outros profissionais que tenham trabalhado com você. As recomendações são uma ótima maneira de destacar suas habilidades e experiência para potenciais empregadores.
Lembre-se de que o LinkedIn é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a encontrar oportunidades de emprego, mas é apenas uma peça do quebra-cabeça. Certifique-se de que você também está fazendo network, enviando currículos e participando de entrevistas para maximizar suas chances de encontrar o emprego dos seus sonhos.