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Aprendizados após realizar mais de 10.000 entrevistas



A contratação é uma das coisas mais importantes que você faz como Gerente ou Empresário. E você deve fazer isso direito, senão dificilmente alcançará o sucesso. Venho atuando na área desde 2007 e, após mais de 10 mil "entrevistas acumuladas", gostaria de compartilhar alguns aprendizados.


1) Duração: uma entrevista de baixa complexidade geralmente demora 30 minutos, enquanto conversas com profissionais especializados ou Alta Liderança levam 60 a 90 minutos.

2) Conteúdo: na introdução, gosto de apresentar bem a empresa (ou cliente). Aprecio “quebrar o gelo” e buscar deixar o candidato confortável. O “miolo” da entrevista são perguntas por competência para compreender se a pessoa tem as soft e hard skills necessárias. No fechamento, busco entender o que motivou-a para a entrevista (alinhamento salarial, por que realizar a movimentação, quais fatores “brilharam os olhos” e etc).

3) Avaliação: aqui não tem resposta padrão, mas, busco entender a consistência e resiliência da pessoa, se faz as coisas, seu grau de inteligência, natureza colaborativa (nos dias de hoje, ninguém é uma ilha) autodidatismo (fundamental principalmente em Startups) e se o ritmo/ambição da pessoa condiz com o momento/velocidade da empresa/cliente.

4) “Fatores restritivos”: em hipótese alguma avanço com pessoas que demonstrem ser “babacas” (grau elevado de “arrogância”), destrutivas (isso é diferente de ser “pessimista”) ou extremamente “mercenárias” (afinal, se amanhã outro oferecer 100 conto a mais...)

Levo muito em consideração o perfil da pessoa entrevistada, assim como seu momento de vida. Profissionais acostumados a flexibilidade dificilmente se adaptarão a ambientes mais “quadrados”. Em ambientes de Startups, se o momento dela não for o mais propício ao “caos” e ao risco inerente de qualquer Startup (ex: está aguardando a chegada do filho e a empresa não oferece nem Plano de Saúde), também levo em consideração na avaliação positiva ou negativa do candidato.


Após todas as entrevistas realizadas, fundamental comparar cada candidato que você recebeu, fazer as ponderações e classificar os mais aptos para a “short list” (lista dos profissionais que irá indicar para a próxima fase).


Nenhum Recrutador é infalível, por mais experiência que ele tenha. No entanto, se a pessoa aplicar as dicas que coloquei acima, tenho bastante convicção que irá conduzir processos seletivos bastante assertivos.


E se caso sua empresa estiver sem braços ou competências para conduzir um processo, pode entrar em contato conosco. Será um prazer ajudá-los!

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